quarta-feira, 14 de outubro de 2015

TPM - TRANSTORNO PRÉ MENSTRUAL - O TRISTEZA.... =(

Oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
E ai como vocês estão????? Eu espero que estejam lindas!!!!
Por que hoje... alias a semana toda eu vou estar assim.... 

                                                             
NÃO TO ME SENTINDO BONITA =(




A TPM CHEGOU POR AQUI....


A verdade Meninas é que quando eu to de TPM, meu humor oscila total... eu vou de feliz a triste em 1 segundo...  Então me perdoem se eu não for tão engraçada ou interessante essa semana ... é que meus hormônios me enlouquecem... e eu tenho que me sentir inspirada pra escrever... né....
Mais logo isso passa viu... vai ficar tudo bem... =))

Aí eu volto com a minha maluquice de sempre...  hahahaha...

Mais pelas minhas fieis escudeiras, leitoras assíduas .... eu tinha que atualizar... nem que fosse pra dar meu oizinho...



                                                                                                                                

Mais Meninas porque isso acontece com  gente?

TPM = (Tensão Pré - Menstrual), também pode ser conhecida como (Síndrome pré - Menstrual);
Sintomas = Irritabilidade, tensão nervosa, ansiedade, aumento de apetite, vontade de consumir doces, inchaço e dores nas pernas, taquicardia, cansaço, depressão, esquecimento, choro fácil, insônia, cólica, espinhas, e até mesmo alteração da libido...  



Poxa vida... alguém ai está se identificando com esses sintomas?? Eu tenho quase todos. =(

A TPM é a alteração hormonal feminina durante o período menstrual que interfere no sistema nervoso central. Parece haver uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.

ok... Concluímos assim, que tudo fica bagunçado por dentro... 

E Vamos dessa:

ALEGRIA...

 

Para esse:

RAIVA...

 

Chegando nessa:
TRISTEZA

 

Como eu já tinha dito em Meio Minuto.... 

Mais em muitos anos de TPM, e principalmente depois da minha ultima dieta... eu percebi diferença de quando eu só como "porcarias" para quando eu me alimento "saudável" ... eu até achei que fosse coisa da minha cabeça... interligada com meu humor... mais resolvi pesquisar e percebi que não... que é real...
Saber comer as coisas certas nesse período é super importante para amenizar toda essa sensação ruim...

Quer ver? 

Então vem comigo...

 


ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO PERÍODO DE TPM

SAL: 
 
Na verdade já estamos carecas de saber que o sal é um dos maiores vilões da nossa saúde... e devemos evitar sempre que possível mais principalmente nessa fase porque ele faz aumentar a retenção de líquidos no corpo, agravando ainda mais a sensação de inchaço e aumento de peso...

CAFÉ
 
Nosso querido pretinho... quem diria que poderia nos fazer mal?? Mais não só ele... todos os derivados que contenham a cafeína devem ser evitados, podendo ser chá preto ou chá matte, refrigerantes a base de cola.. etc... Pois essa substancia aumenta nossa ansiedade e irritabilidade... que já estão em alta nesse período... além disso ainda podem piorar as dores nas mamas, outro sintoma decorrente da TPM...

CHOCOLATE
 
Nosso tão amado, idolatrado, salve, salve! Com esse vou falar pro seis, que me surpreendi... Quem não se joga nele quando está nesse período infernal???
Isso porque ele só nos proporciona um prazer imediato, fazendo com que aumente nossa compulsão por doces... ou seja, quanto mais se come, mais se quer comer... além do que... ele tem uma substancia muito parecida com a cafeína, que faz com que nosso humor pegue carona em uma montanha russa...


BEBIDAS ALCOÓLICAS

 
 

É melhor deixar pra outro dia, outro final de semana... sabe porque?
O álcool é parecido com o chocolate... em primeiro momento da aquele prazer... mais depois aumenta nossa irritabilidade e também depressão... Intensifica a retenção de líquidos e provoca distúrbios do sono...

FAST FOOD
 

Saia fora dessa Cilada... Esses produtos sobre carregam o fígado, não digerem facilmente e tem uma alta carga de sódio ... responsável n° 1 pela retenção de liquido...
 
QUEIJO E DERIVADOS
 

Os queijos e seus derivados podem agravar as crises de enxaqueca, frequentes a quem sofre de TPM, pois contém grande quantidade de sal e conservantes...

ALIMENTOS QUE DEVEM SER CONSUMIDOS FREQUENTEMENTE PARA PREVENIR E EVITAR TPM 

PARA COMBATER O INCHAÇO: ÁGUA




 Tome pelo menos 2 Litros de água ao dia... para ajudar pode pingar umas gotinhas de limão ou laranja... assim vai ser mais interessante pra quem ainda não tem o hábito...Isso vai te ajudar a prevenir não só o inchaço, mais também a irritabilidade e a compulsão por comida...

PARA EVITAR COMPULSÃO POR COMIDA: FIBRAS



Invista em frutas ricas em fibras... dessas que mastigamos bastante para engolir... além de darmos tempo ao cérebro perceber que já comemos pela mastigação... as fibras dão sensação de saciedade por mais tempo...

Resultado de imagem para pão integral             
Opte também por produtos integrais e farelos... pois além de aumentar a sensação de saciedade ainda deixam a pele bonita

PARA COMBATER A VONTADE POR DOCES... APOSTE NAS FRUTAS E PRINCIPALMENTE NA BANANA...

 

Ela é rica em carboidrato, aminoácido triptofano (intimamente ligado à serotonina, hormônio do bem estar), vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Tudo que o seu corpo mais precisa nesse período. 

PARA EVITAR O MAU HUMOR, INVISTA EM ALIMENTOS RICOS EM:

MAGNÉSIO

Verduras de folhas verdes... Couve, Brócolis, Espinafre 
 


VITAMINA B6

Grãos.. Lentilha, Feijão, Arroz Integral...


ÔMEGA 3

Salmão, Linhaça...
    

 
Bom meninas aqui foi só uma amostrinha de coisas que podem e coisas que não podem... Juro para vocês que sem saber eu já fiz o teste e aprovo totalmente... principalmente em relação ao chocolate, quanto mais eu como... mais eu quero comer.... e quanto mais eu como mais eu penso e mais vontade eu tenho... ai depois eu me arrependo de ter comido tanto... me bate uma tristezinha... sem contar que me sinto um balão... e também sinto muito sono, mais que o normal...
Meus amigos percebem na minha cara quando estou sob o efeito dos doces ( Eu fico com cara de peixe morto... rsrsrs... verdade... fico oleosa... e com varias espinhas) Quando estou comendo saudável... Eu fico mais calma, mais disposta, mais feliz... façam o teste e me contem...

Esse mês eu extrapolei em doces, e porcarias... eu não engordei nem nada... mais to sentindo na pele o reflexo de ter comido tanta coisa ruim.. chocolate foi quase todo dia... sorvete... brigadeiro... e tudo isso... Aí minha TPM ÓÓÓÓÓ... me deixando louca... Por isso vou voltar para promessa (que não será bem uma promessa) mais um acordo comigo mesma de não poder comer doces durante a semana... Mais vou me dar ao luxo de comer alguma coisa de Domingo... Na minha Próxima TPM eu conto a vocês como foi... e Comecei hoje... quem vem comigo?

Espero que gostem... e logo eu fico legal de novo... um bjo... fiquem com Deus e até a próxima....                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário